Fazemos a Aquaponia
Acontecer, Todos os Dias

Consultoria, Projetos e Formação

Aquaponics Iberia

Quem Somos

Somos uma organização nascida de uma equipa com mais de duas décadas de experiência na investigação, instalação e manutenção de sistemas marinhos e dulçaquícolas ao nível da aquicultura de produção alimentar e ornamental. Temos experiência na manutenção e criação de peixes, crustáceos e outros invertebrados em sistemas de aquicultura em circuito fechado.

Encaramo-nos como um hub de profissionais independentes com especialização, experiência e formação nas mais diversas áreas relacionadas com a aquicultura, aquaponia, aquariofilia, hidroponia, agricultura biológica, energias renováveis, formação, consultoria técnica e de projeto técnico e de investimento.

O Que Fazemos

Os nossos serviços em aquaponia e aquacultura (em circuito fechado):

Consultoria

em aquaponia e aquacultura sustentável

Design, instalação e gestão

de projetos técnicos de aquaponia, mariponia e aquacultura (RAS; integração de piscicultura com produção de algas; sistemas sustentáveis)

Projetos de investimento

Reformulação

e conversão de projetos

Investigação

Workshops e formação

teórica e prática

01. Passado

Seguindo uma tendência internacional do mercado, quer ao nível das vertentes da procura, quer da oferta, nos últimos anos, especializámo-nos em produção alimentar sustentável, obtendo formação internacional e coordenando e cooperando em vários projetos e experiências em Portugal Continental, nos arquipélagos da Madeira e Açores, na América do Sul (Venezuela e México), nos E.U.A. (Miami, FL) e PALOP’s. Para este efeito, temos instalado vários sistemas de aquaponia, temos alguns projetos a decorrer nesta área e fomos os pioneiros em Portugal a organizar ações de formação, em contexto universitário, dedicadas à aquaponia, em parceria com o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, na FCUL – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e no Cetemares – Centro de I&D, Formação e Divulgação do Conhecimento Marítimo. Contribuímos, também, para divulgar a aquaponia a nível nacional através de programas de televisão e em revistas de especialidade agrícola.

02. Presente e Futuro

Continuamos a organizar outras ações de formação em parceria com o MARE e outras entidades, em instituições universitárias, escolares e em colaboração com autarquias locais, e acreditamos que a aquaponia é o sistema de produção alimentar que maiores garantias oferece, quer ao nível da sustentabilidade ambiental, quer ao nível da qualidade e frescura dos alimentos, através de metodologias biológicas e transparentes para o consumidor, quer ao nível da ausência de resíduos e ínfimo consumo de água face à agricultura e aquicultura convencionais. Acreditamos ainda que a aquaponia é uma das grandes soluções para produzir localmente vegetais e proteína animal de elevadíssima qualidade, possuindo ainda potencial para reduzir o défice nacional da balança de transações correntes no que respeita aos produtos do pescado, já que atualmente importamos cerca de 2/3 do peixe que consumimos internamente.

03. Parcerias

De entre as parcerias que temos estabelecido, destacamos:

⬤  MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente;
⬤  MARE STARTUP;
⬤  ECOCAMPUS;
⬤  ESTM-IPL – Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Instituto Politécnico de Leiria;
⬤  FCUL – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;
⬤  Cetemares – Centro de I&D, Formação e Divulgação do Conhecimento Marítimo;
⬤  Grupo de Ação Local ECOMAR, no âmbito do DLBC Costeiro dos Concelhos de Torres Vedras e Lourinhã;
⬤  Câmara Municipal de Torres Vedras;
⬤  Pentair Aquatic Eco-Systems.
O Nosso Projeto

logo_250

Consulte o Calendário de

Formação