Formação em Aquaponia

Fomos os pioneiros em Portugal a organizar ações de formação, em contexto universitário, dedicadas à aquaponia, em parceria com o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, na FCUL – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e no Cetemares – Centro de I&D, Formação e Divulgação do Conhecimento Marítimo.

Organizamos ações de formação em parceria com o MARE e outras entidades, em instituições universitárias, escolares, privadas e em colaboração com autarquias locais.

A aquaponia é uma técnica produtiva de sucesso internacional e em expansão, quer a nível doméstico ou local, quer à escala comercial. Em Portugal, está a dar os primeiros passos e é de crer que, a curto prazo, se torne numa realidade popular e solidamente implantada. Sendo uma área com um desenvolvimento muito recente e muito rápido ao nível internacional,

foi detectada uma urgência de disseminação de conhecimento e uma procura de formação invulgar. Afinal de contas, de entre as 10 profissões com maior crescimento previsto nas próximas décadas, encontramos duas que estão intimamente ligadas à aquaponia: o agricultor urbano e o piscicultor de aquaponia.

Com os nossos cursos de Aquaponia dinamizados em parceria com instituições de cariz científico, procuramos promover a divulgação, a investigação e a sensibilização por este sistema de produção alimentar, assim como formar os pioneiros desta área em Portugal, seja com o intuito de produzirem à escala comercial, seja para produzirem a uma reduzida escala familiar e, ainda assim, contribuírem também para desenvolver a aquaponia no nosso país, com todos os benefícios inerentes a este sistema produtivo.

Objetivos

É objetivo das ações de formação em Aquaponia dotar os participantes dos conhecimentos sobre as principais técnicas e metodologias de aquaponia, sensibilizando para a importância deste moderno e sustentável sistema de produção alimentar que combina técnicas aquícolas e agrícolas.

No final das ações de formação, os formandos deverão dominar os aspetos teóricos que permitirão desenvolver a prática dos processos mais comuns ligados ao planeamento e instalação de um sistema aquapónico, sua manutenção e exploração como fator produtivo.

Destinatários

Os cursos de Aquaponia são dirigidos a profissionais da agricultura e da aquacultura, investigadores, empresários, empreendedores, nutricionistas, ambientalistas, estudantes nas áreas da biologia, aquacultura e agronomia, aquariofilistas e demais interessados na produção doméstica ou comercial de alimentos.

Interessado em participar numa das nossas ações de formação?

Verifique o calendário abaixo, contacte-nos ou subscreva a nossa newsletter, através da qual, periodicamente, damos informações acerca dos nossos eventos e iniciativas de formação, inserindo o seu email:

Subscrever newsletter
Sending
Fale ainda hoje

Connosco!

http://www.aquaponicsiberia.com/wp-content/themes/salient/css/fonts/svg/basic_calendar.svg

Calendário de Formação

Verifique as próximas datas, localizações e informações a respeito dos nossos cursos e workshops!

As nossas parcerias na formação

A aquaponia é uma técnica de produção inovadora, assente em metodologias ambientalmente sustentáveis e gerando produtos de valor diferenciado, naturais, puros, frescos e de sabor incomparável aos habitualmente introduzidos no mercado.