Aquaponia

É a simbiose perfeita entre peixes, bactérias e plantas.

Num sistema fechado e dinâmico, os resíduos dos peixes são convertidos, através de bactérias, em fertilizante natural que irá nutrir as plantas. Estas, por sua vez, ao consumirem os nutrientes, deixam a água mais limpa e ideal para os peixes crescerem rápida e saudavelmente.

É uma nova revolução na produção de alimentos. A aquaponia é um modelo de produção sustentável de alimentos, com base no princípio básico da agricultura biológica, que combina hidroponia (o cultivo de plantas na areia, gravilha ou água) e aquicultura (piscicultura). A ideia é combinar estas duas técnicas num único sistema, de modo a reforçar os efeitos positivos de cada técnica e anular os efeitos negativos.

In Jornal Oficial da União Europeia, 11.07.2014

EFICIÊNCIA

A aquaponia é, provavelmente,
o sistema mais eficiente
para produzir simultaneamente
plantas e proteína animal.

1 + 1 = 

Através de um design inteligente,
o sistema utiliza os pontos fortes
da aquicultura e da hidroponia e
resolve o problema dos resíduos
de ambos os métodos recorrendo
a um sistema biológico integrado.

FERTILIZAÇÃO NATURAL

A água rica em nutrientes que resulta da
piscicultura é uma fonte de fertilizante orgânico
natural, graças ao ciclo do azoto. Este é um
processo microbiano que converte os resíduos
dos peixes (ou crustáceos) em formas biologicamente
disponíveis de nitrato que promovem o crescimento
saudável e robusto das plantas.

RECICLAGEM E POUPANÇA DE ÁGUA

À medida que as plantas crescem, a absorção
destes nutrientes atua como um filtro natural,
limpando a água que é recirculada e devolvida
aos tanques dos peixes. Estima-se que o consumo de água
seja inferior em cerca de 95% face à agricultura convencional,
com uma produtividade significativamente superior.
Veja os nossos Cursos de

Aquaponia

Desta forma, desenvolvemos um ecossistema que permite que plantas e peixes prosperem. Este sistema tem o potencial de produzir uma abundância de alimentos frescos, locais, naturais e saudáveis. Converte resíduos em fertilizantes naturais, é livre de aditivos sintéticos, pesticidas, herbicidas, hormonas e antibióticos e utiliza um mínimo de recursos e energia.

Planear um sistema de aquaponia sustentável é realizado através de inputs e outputs controlados e utilizando princípios biológicos e de gestão sustentável, de modo a combinar todas as funções e elementos num sistema integrado. Um planeamento inteligente e eficiente do layout e dos componentes do sistema de aquaponia garante que os resultados serão previsíveis e produtivos, economizando-se tempo, dinheiro e energia.

A solução para as cidades do séc. XXI

A água, o transporte, a produção de alimentos, a energia, os resíduos, a nutrição, a segurança e soberania alimentar, o ambiente, os recursos naturais…
http://www.aquaponicsiberia.com/wp-content/themes/salient/css/fonts/svg/basic_gear.svg

Produtividade

Elevada produtividade por metro quadrado.

http://www.aquaponicsiberia.com/wp-content/themes/salient/css/fonts/svg/weather_hail_sun.svg

Rotatividade

Elevado controlo da produção e reduzida influência da sazonalidade.

http://www.aquaponicsiberia.com/wp-content/themes/salient/css/fonts/svg/basic_chronometer.svg

Rapidez

Crescimento rápido das plantas devido à poupança de energia no crescimento das raízes (cultura sem solo).

http://www.aquaponicsiberia.com/wp-content/themes/salient/css/fonts/svg/basic_geolocalize-05.svg

Espaço

Reduzida ocupação de solo e baixos requisitos em termos da localização e tipo de solo.

http://www.aquaponicsiberia.com/wp-content/themes/salient/css/fonts/svg/basic_eye.svg

Menos pragas

Baixa exposição a contaminantes externos, pragas e doenças (devido ao ambiente controlado).

http://www.aquaponicsiberia.com/wp-content/themes/salient/css/fonts/svg/weather_drop.svg

Menos água

Baixíssimo consumo de água, sendo a poupança de água superior a 90% face à agricultura convencional.

http://www.aquaponicsiberia.com/wp-content/themes/salient/css/fonts/svg/ecommerce_graph_increase.svg

Ergonomia

Elevada ergonomia e produtividade da mão-de-obra.

http://www.aquaponicsiberia.com/wp-content/themes/salient/css/fonts/svg/arrows_rotate.svg

Sem resíduos

Inexistência de resíduos, ao contrário da aquacultura e da hidroponia quando isoladas, pois em aquaponia a água é continuamente reciclada em sistema fechado.

http://www.aquaponicsiberia.com/wp-content/themes/salient/css/fonts/svg/ecommerce_sales.svg

Qualidade

Qualidade, apresentação e sabor dos produtos. A produção é totalmente natural, podendo já ser certificada como biológica nos EUA. Os vegetais produzidos em aquaponia são vulgarmente conotados como produtos premium, garantindo um paladar bastante rico e uma abundância de nutrientes saudáveis.

folha2

Natural

Os inputs adicionados ao sistema são comuns à agricultura biológica, pelo que não se recorre a fertilizantes sintéticos nem a pesticidas. Os peixes fertilizam naturalmente a água. Este é o principal motivo que torna a produção inteiramente assente em princípios biológicos.

tuna7

Proteína

Além da elevada produtividade de vegetais, produz-se proteína animal de elevada qualidade. Se as espécies de peixe forem aptas para consumo e selecionadas de forma criteriosa, pode-se produzir peixe de elevada qualidade, de forma natural e ambientalmente sustentável, o que representa uma rentabilidade extra.

truck

Proximidade

Reduz os impactos gerados pelo transporte de mercadorias, nomeadamente as emissões de gases para a atmosfera. Ao se produzir localmente, os alimentos não percorrem grandes distâncias, evitando-se as desvantagens resultantes do transporte de longo e médio curso, nomeadamente as emissões atmosféricas, os custos de transporte, a depreciação dos alimentos e a perda de frescura.

anzol

Menor impacto nos Oceanos

Reduz os impactos gerados pela pesca nos stocks de peixe no oceano. Numa época em que é necessário definir quotas de pesca e conter esta atividade, de modo a permitir a recuperação de populações de peixe selvagem, a aquaponia pode dar o seu contributo, produzindo peixe de qualidade sem impactar os stocks de peixe no mar. Através de seleção cuidada da produção de espécies de peixes omnívoras/herbívoras, é possível fornecer uma dieta assente em fórmulas vegetais, com mais proteína vegetal e menos animal e, ainda assim, produzir com elevada produtividade e rentabilidade, aliviando-se a pressão sobre as espécies marinhas (para produção de ração).

confianca

Confiança

A aquaponia tem a tendência para ganhar a confiança por parte dos consumidores, já que esta técnica, por si só, é uma garante de pureza e qualidade, pois a utilização de pesticidas nas plantas porá seriamente em causa a sobrevivência dos peixes e, por outro lado, a utilização de medicação nos peixes porá seriamente em causa a sobrevivência das plantas. É, portanto, um sistema que se autoregula, oferecendo garantias a quem consome.

A aquaponia é uma técnica de produção inovadora, assente em metodologias ambientalmente sustentáveis e gerando produtos de valor diferenciado, naturais, puros, frescos e de sabor incomparável aos habitualmente introduzidos no mercado.